LIDERANÇA: o que realmente importa

Olá! Já parou para pensar qual a importância de um colaborador motivado e engajado na sua equipe? Se sim, você sabe qual o impacto desse colaborador na produtividade da sua equipe? E qual o impacto de um colaborador desmotivado?

Então, vamos a alguns números?

Perceba que um colaborador inspirado produz muito mais (225%) do que um que esteja desmotivado (abaixo de 100%). E você pode se perguntar: Eu, como líder, que tenho a ver com isso?

Resposta: TUDO!

O líder é aquele que conduz a equipe, que mostra o propósito. Eu digo que o líder é o pedal de carro. Mas esse pedal pode ser o freio ou o acelerador.

Mais de 90% dos CEOs já estão planejando aumentar o investimento no desenvolvimento de liderança porque o veem como o problema de capital humano mais importante que suas organizações enfrentam. E eles estão certos em fazer isso: pesquisas da McKinsey mostraram consistentemente que a boa liderança é uma parte crítica da saúde organizacional, que é um importante impulsionador do retorno para os acionistas.

Uma pesquisa feita pela McKinsey sugere que um pequeno subconjunto de habilidades de liderança está intimamente relacionado ao sucesso de liderança, especialmente entre os líderes da linha de frente. Essa pesquisa mostra que há uma lista abrangente de 20 características distintas de liderança. Em seguida, entrevistaram 189.000 pessoas em 81 diferentes empresas em todo o mundo para avaliar a freqüência com que certos tipos de comportamento de liderança são aplicados em suas organizações.

Descobriram que os líderes em organizações com equipes de alta qualidade geralmente exibiam 4 dos 20 tipos de comportamento possíveis; esses 4, de fato, explicaram 89% da variação entre organizações fortes e fracas em termos de eficácia de liderança (quadro abaixo).

·       Resolvendo problemas de forma eficaz. O processo que precede a tomada de decisão é a resolução de problemas quando as informações são coletadas, analisadas e consideradas. Isso é aparentemente difícil de acertar, mas é um ponto importante na tomada de decisões para questões importantes principalmente aquelas que são diárias (como lidar com um conflito na equipe).

·       Operando com forte orientação para resultados. Liderança significa não apenas desenvolver e comunicar uma visão e definir objetivos, mas também seguir em frente para alcançar resultados. Líderes com forte orientação para resultados tendem a enfatizar a importância da eficiência e produtividade e priorizar o trabalho de maior relevância.

·       Buscando diferentes perspectivas. Essa característica é evidente em gerentes que monitoram tendências que afetam as organizações. Compreendem as mudanças no ambiente, incentivam os colaboradores a contribuir com ideias que podem melhorar o desempenho, diferenciam com precisão entre questões importantes e não importantes e conseguem ponderar de forma apropriada às diferentes visões. Líderes que se saem bem nessa dimensão normalmente baseiam suas decisões em análises sólidas e evitam os muitos vieses aos quais as decisões estão sujeitas.

·       Apoiar outros. Os líderes que apóiam, entendem e percebem como as outras pessoas se sentem. Ao mostrar autenticidade e um interesse sincero pelas pessoas ao seu redor, eles constroem confiança e inspiram e ajudam os colegas a superar desafios. Eles intervêm no trabalho em grupo para promover a eficiência organizacional, dissipando temores injustificados sobre ameaças externas e evitando que a energia dos funcionários se dissipasse em conflitos internos e desnecessários.

Espero que tenham gostado da leitura desse artigo onde nos mostra a importância e as competências de um líder, assim como seu papel fundamental na motivação, engajamento e, óbvio, nos resultados.

Até o próximo post!

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